domingo, 12 de abril de 2009

AS ETAPAS DO FUNCIONAMENTO VERBAL

O desenvolvimento da linguagem pode ser dividido em cinco etapas sequencializadas. Como sequencias, qualquer deficiência em uma dessas etapas pode ocasionar distúrbios nas etapas posteriores.


1 - Primeira Etapa: Aquisição do significado

Nesta etapa a criança adquire a noção e a função dos objetos que a rodeiam, atribuindo-lhes um significado social.


2 - Segunda Etapa: Compreensão da palavra falada

Nesta etapa os objetos que adquiriram significado para a criança serão associados aos seus respectivos nomes. Um exemplo disto é a palavra "mamadeira", que ao ser repetido diversas vezes pela mãe e mostrado a criança do que se está falando, irá tornar-se um estímulo que evoca o objeto. Neste caso, sempre que o nome "mamadeira" for dito evocará a imagem do objeto que se encontra armazenado na memória da criança.


3 - Terceira Etapa: Expressão da palavra falada

Apesar da criança já ter adquirido o significado dos objetod e a compreensao da palavra falada, os sons emitidos por ela pouco se assemelham com dos adultos. Isto é fundamental, pois é a partir disto que a criança por comparação e imitação passa a copiar os sons que os adultos fazem. Uma criança surda normalmente nao passa por esta etapa porque nao consegue comparar nem imitar os sons que estao a sua volta.


4 - Quarta e Quinta Etapas (respectivamente): Compreensão da palavra impressa (leitura) e a Expressão da palavra impressa (escrita)

Este seriam portanto, os estágios superiores do desenvolvimento da linguagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário